Só se deve recorrer a complexos vitamínicos quando por variados motivos, não se pode ter uma alimentação rica e diversa.
Temos de ter em mente, que nada poderá substituir uma boa e diversificada alimentação.
As vitaminas dividem-se em dois grandes grupos:
As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, como o próprio nome nos indica, e são excretadas na urina quando em excesso.
As vitaminas lipossolúveis são armazenadas no tecido adiposo do organismo, não são solúveis em água e assim podem surgir hipervitaminoses, pois não são excretadas na urina.
Os atletas com treinos bastantes intensos tem necessidades vitamínicas superiores às de um indivíduo normal ou sedentário, principalmente as B e C. No entanto, se esses atletas cumprirem uma dieta rica e diversificada, será suficiente para atingirem os requisitos diários.
As vitaminas do complexo B são as mais importantes para o atleta, pois participam no metabolismo dos glúcidos no organismo. Os seus requisitos diários são directamente proporcionais à quantidade de glúcidos na alimentação. A dieta do atleta é muito rica em glúcidos e, por isso, ele necessita de mais alimentos ricos em vitaminas do complexo B.





0 comentários:
Postar um comentário