CONTUNDIDO SIM, DESANIMADO NUNCA.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Entorse, luxação, fratura. As lesões estão na lista dos piores pesadelos dos atletas. Um descuido, um passo infalso e as dores podem por o corredor de molho. Mas o período contundido não deve ser tratado como momento apenas para relaxar ou deixar de lado o esporte.
Ficar sem se exercitar por alguns dias ou semanas pode ajudar o corredor a compreender um pouco mais seu comportamento. A ocasião tende a ser um momento de reflexão sobre como o atleta tem desempenhado suas atividades, observando que pontos podem ser melhorados para que, ao retornar da lesão, a pessoa possa não só recuperar a forma mais também evoluir em alguns detalhes.
Vantagens
É complicado apontar algo positivo numa lesão. Contudo, o período afastado pode servir para que o corredor descubra novas formas de se manter saudável. A prática da natação, por exemplo, é uma aliada na recuperação de atletas de diversas modalidades. A água oferece resistência, trata-se de um exercício aeróbico de qualidade e ainda pode atuar como atividade terapêutica.
O tempo parado pode ser útil também para o corredor tomar mais cuidados tanto na rotina de treinos quanto nas provas que disputa. Os excessos devem ser evitados e desta vez o corredor já conhecerá seus limites. Tudo isso de forma mais madura e consciente. A habilidade de extrair algo positivo de um problema é considerada uma das mais importantes na psicologia esportiva.

0 comentários:

Postar um comentário