GREGO CRIOU A MARATONA SÓ PARA ENVIAR UMA MENSAGEM.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
     A maratona é considerada a prova mais nobre e difícil das olimpíadas. Tanto que é a modalidade escolhida para fechar os jogos olímpicos. ultrapassar seus 42,195 quilômetros é tarefa para poucos. Se já é uma missão complicada para atletas bem treinados, imagine para Filípedes, o mensageiro grego que precisou correr essa distância para salvar seu povo e, séculos depois, inspirar o surgimento da maratona.
     O ano era 490 antes de cristo e os soldados gregos se envolveram num combate contra os persas na planície de Marathónas. Atenas ficou apreensiva porque os persas prometeram, caso saíssem vitoriosos, entrar na cidade e matar a todos- inclusive mulheres e crianças.
     Os soldados atenienses deixaram uma ordem as mulheres: caso não recebessem a noticia da vitória em 24 horas, deviam matar seus filhos e se suicidar.
     Mesmo em menor número, os gregos venceram. Mas, a batalha durou mais do que o esperado. O general Miciades ordenou a Filípedes que corresse o mais o mais rápido possível a Atenas para dar a notícia. O mensageiro saiu em disparada. Ao chegar à cidade, 42 quilômetros depois, apenas disse: ¨Vencemos¨,e caiu morto.
     Os organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna, em 1896, em Antenas, decidiram homenagear o herói grego com a criação da maratona, que então possuía cerca de 40 quilômetros. A distância atual só passou a valer em 1908, na Olimpiáda de Londres, para que a família real britânica pudesse acompanhar o inicio da prova dos jardins do palácio de Windsor.

0 comentários:

Postar um comentário