20dez
FITNESS E GINÁSTICA
O que é mais indicado para emagrecer: andar rápido ou correr leve?
Por Patrícia Giuffrida postado em 20/12/2011 às 10h30
O que é mais indicado para emagrecer: andar rapidinho ou trotar? Resposta: as duas opções. Essas atividades são aeróbias e, por isso, queimam calorias, promovendo a perda de peso.
Os dois tipos de exercícios servem de transição entre a caminhada e a corrida. Mas não dá para fazer isso de qualquer jeito. “É um erro comum iniciantes serem orientados a caminhar rápido até o máximo que conseguirem, para então começar a trotar. Existe um ponto de transição que, se ultrapassado, começa a tornar a caminhada mais desgastante que a corrida”, afirma Walace Monteiro, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em entrevista à revista RUNNER´S WORLD.
Segundo o especialista, quando ultrapassamos o ponto de conforto na caminhadaacelerada, o gasto energético aumenta demais. O consumo de oxigênio chega a ser 30% mais alto que no trote. O indivíduo começa a produzir muito ácido lático e não consegue sustentar a atividade por muito tempo por causa de dores musculares. Para perceber se você extrapolou seus limites, observe se há um esforço nas pernas muito maior que o cansaço geral. Se você sentir isso, cuidado, é um sinal vermelho!
Então o que é mais recomendável? É usar a percepção de esforço para perceber esse ponto de conforto e se manter em uma faixa de velocidade que varia 0,5 km/h acima e abaixo, alternando a caminhada rápida com os trotes. Se você conseguir fazer essa alternância pelo menos quatro vezes, mantendo cada atividade por 5 minutos, pode se considerar apta a correr. E na corrida, o gasto calórico é bem maior, o que significa também uma maior perda de peso.
Mas atenção! Se você pretende começar esse tipo de treino, antes consulte um educador físico. Ele é o profissional mais adequado para orientá-la.





0 comentários:
Postar um comentário