Não resta dúvida por estar bem estabelecido pela ciência que exercícios regulares melhoram quase tudo na vida da gente. Se olharmos o leque da maioria das doenças conhecidas, entre as recomendações para evitá-las está a atividade física regular profissionalmente orientada.
O grande problema acontece com as pessoas que estão eternamente recomeçando. Ou seja, uma semana faz muito, na outra não faz nada. Ou então só faz no fim de semana, caso típico das peladinhas de domingo. Essas então são as principais causas de afastamento do trabalho em virtude de pequenas lesões articulares e/ou musculares. Os departamentos médicos das empresas recebem número maior de lesionados nas segundas-feiras por isso.
Seria o futebol? Claro que não. Não há problema nenhum na atividade em si. O problema se resume que não tendo uma regularidade o sujeito além de não se preocupar com a melhora do desempenho em nível cardiovascular e muscular o sujeito se machuca por não estar desenvolvendo também a agilidade, a flexibilidade e os reflexos evitando contatos físicos desnecessários em certas disputas de bola. Além disso, o futebol tem características de piques de velocidade em arrancadas rumo ao gol ou nas defesas de contra-ataque, fato que sobrecarrega o sistema cardiovascular especialmente num sujeito não preparado e pior ainda se estiver acima do peso o que não é difícil encontrarmos nessas peladas de fim de semana.
|
0 comentários:
Postar um comentário