ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR A DOR MUSCULAR.

domingo, 20 de janeiro de 2013
Β-ALANINA. Este aminoácido é sintetizado naturalmente por nosso fígado. Porém, em situações de exercício intenso quantidades maiores são necessárias a fim de balancear o pH sanguíneo. A beta-alanina aumenta os níveis de carnosina nos músculos e esta consegue diminuir os níveis de íons hidrogênio circulantes, mantendo a força e a resistência. O ideal é tomar entre 3 e 5 gramas ao dia diariamente durante todo o mês que antecede uma competição importante (por exemplo, uma maratona) garantindo aumentos substanciais de carnosina circulantes. Caso não queira partir para a suplementação, inclua peito de frango ou de peru na sua alimentação, uma vez que estes alimentos são ótimas fontes do aminoácido.

CREATINA. Trabalhos sugerem que a suplementação de creatina antes de competições de longa distância pode reduzir a resposta inflamatória induzida pelo exercício extenuante. Assim, a suplementação de creatina reduziria a morte de células musculares - e as dores - comuns decorrentes do estado inflamatório. O uso deve ser iniciado duas semanas antes da competição. Na primeira etapa suplementa-se 0,3 grama por kg de peso durante 3 dias, seguido de 3 gramas ao dia até o dia da prova.

CAMELLIA SINENSIS. Esta planta é a matéria prima para a produção do chá verde, do chá vermelho, do chá branco e do chá preto. Todos estes chás contêm catequinas e teaflavinas, substâncias que reduzem o estresse oxidativo que acontece durante o exercício. O mesmo é ocasionado pelo aumento dos radicais livres circulantes, os quais causam inflamação, pioram as dores musculares e diminuem a força. A redução da magnitude e tempo de duração destes sintomas é importante para que o atleta volte logo a treinar bem. Estudos mostram que 5 xícaras (1 litro de chá distribuído ao longo do dia) ou 4 cápsulas (2 pela manhã e 2 no final da tarde) são eficientes neste sentido.

ANTIINFLAMATÓRIOS NATURAIS. Outros alimentos com propriedades antiinflamatórias e que devem entrar na alimentação, sempre que possível, são: açaí, alho, cebola, brócolis, alecrim, açafrão, erva-mate, camomila, melancia, capim-limão, uvas roxas, amora, abacate, acerola, salmão, linhaça e azeite de oliva

0 comentários:

Postar um comentário